sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Falas e Rótulos

A paráfrase: 'Dize-me como fala, que te direi quem és', traz em si uma parcial verdade. Não se mede o ser humano apenas pela linguagem assimilada nos bancos escolares e, um falante bem preparado, às vezes até mascara um modo de se expressar. Porém, pode localizar-se a origem e até aproximar-se do grau de formação acadêmica conforme o modo como a pessoa se comunica.


Seria de grande proveito a boêmios, lunáticos e escritores se fosse possível resumir alguém com base apenas em sua fala. Tais indivíduos teriam seus status decolando por entre a  multidão, independente da bagagem cultural que detêm. Ainda sobre cultura, o que dizer daqueles que dominam a linguagem, mas escamoteam seus defeitos e/ou a ausência de níveis escolares? São dotados da oratória, no entanto são dignos e seguros de rótulos positivos?


Não se demilita o caráter por meio somente de suas conversas, ou mesmo de qualquer outro indício a priori. Visto que a arte de se ocultar pela fala predomina, há a necessidade de analisar quem se comunica por outros vieses: ação, ponto de vista, histórico e (por quê não?) pessoas com quem se relaciona, valendo então o ditado original da paráfrase, entre outras tantas opções.


É inviável julgar a fala como um conjunto, mas determinadas partes desse todo não é difícil de perceber. Por mais que ele ou ela tenha uma noção ou domínio graças ao deslocamento por diferentes culturas, dificilmente perde-se o sotaque original, desde o cantado gaúcho até a elegância do inglês bretão. Outro fator acusado pela fala é a formação acadêmica. Além do 'poder' de não cometer falhas grotescas no linguajar do idioma, nota-se pela facilidade tanto de se expressar quanto de esclarecer o assunto do qual ele porte o diploma.


Infelizmente, rotular o próximo de acordo com a aparência logo de cara é uma constante, em especial no Brasil. Ser paciente para analisar melhor e formular um parecer a posteriori raramente acontece. Para ter paciência exige tempo, elemento praticamente inexistente no corre-corre mundial de hoje.





Nenhum comentário:

Postar um comentário